.

bg_topo_img01.jpg
icone youtube2icone instagran icone facebook2

MUNICÍPIOS RECEBEM CARROS PARA AJUDAR NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Publicado: Quinta, 04 Fevereiro 2016

Petrópolis, Três Rios, Barra do Piraí e outros nove municípios receberam 20 carros, nesta manhã, para aumentar o suporte no combate dos casos de dengue, zika e chikungunya.

A doação feita pelo Estado já conta com 170 veículos adquiridos com verba destinada pelo Ministério da Saúde para ações de vigilância em saúde. A destinação dos veículos para as cidades mencionadas foi uma vitória do mandato do deputado Marcus Vinícius Neskau (PTB). “A opção pela aquisição dos veículos se deu após um diagnóstico das necessidades das equipes de atuação em vigilância epidemiológica dos municípios, mas o caso merece muita atenção não só do Governo mas de toda a população porque só com um esforço coletivo conseguiremos vencer a luta contra o Aedes aegypti”, afirmou o parlamentar. Esta foi a última etapa da entrega dos veículos que vão reforçar o combate ao mosquito em 91 municípios fluminenses.

A distribuição dos veículos é feita da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes receberam três carros; cidades com população entre 23 mil e 160 mil habitantes receberam dois carros; e municípios com população inferior a 23 mil habitantes receberam um carro. Após a entrega dos veículos, cabe às prefeituras a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas
O zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite dengue e chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de prevenção é combater o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. A Secretaria de Saúde lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, que incentiva a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. A ação inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.